Aprendemos sobre empatia.

É essencial a reflexão do significado da palavra empatia nos tempos de pandemia, seu significado não se aplica somente a como eu posso me enxergar sendo o outro, mas também como eu enxergo a minha presença nas relações no mundo, que impactos a minha forma de agir pode refletir de forma objetiva na vida das pessoas, ou seja, compreender a dor do outro, mesmo que esta mesma dor não nos pertença nas mesmas dimensões. 

De forma imaginária é como se todos, mais do que nunca, precisássemos uns dos outros: da atenção, do cuidado – que não vale só para o meu e de quem está comigo, e sim em prol de um mundo inteiro. Isso vai além dos nossos pequenos círculos, podemos dizer que queremos proteger nossas famílias da pandemia, mas como protegeremos nossas famílias, se não protegermos as outras famílias – aquelas que não conhecemos, ou talvez até que tenhamos desafetos – o mesmo vale para nossos amigos e as pessoas que nem ao menos soubemos os nomes.

O Coronavírus, é uma doença que não pode ser pensada só sob aspecto médico. Ele é um vírus que modifica a forma como entendemos o nosso modo de viver e se relacionar. Só é possível viver em tempos de pandemia, se o cuidado com a vida for exaltado. Na minha vida e na vida do outro.

 

Pratique empatia, até ela virar um hábito.