Na dica de leitura desse mês, o livro indicado é Territórios de Exclusão – Investigações em Representações Sociais de Hélio Possamai e Pedrinho Guareschi, com participação exclusiva da Psicóloga Maricléia dos Santos Roman.

A abordagem principal do livro pressupõe que a psicologia tem como finalidade primeira garantir uma vida boa para as pessoas e principalmente para seu psíquico. Há pessoas a quem não lhes falta dinheiro, conforto, qualidades físicas e mentais, saúde e beleza, porém, não são felizes, algo lhes atormenta o espirito, a psiquê. É aqui que entra o profissional da psicologia.

Neste livro você vai se deparar com situações humanas, onde se encontram pessoas que lutam e sofrem, em busca da vida plena. O livro em si conta uma série de acontecimentos reais na vida de diversas pessoas, das mais variadas profissões e estilos de vida. E capítulo após capítulo, nos revela as tramas desse mundo sofrido, nos ajuda a compreendê-lo e nos sugere maneiras de superar, com elas, as diversidades humanas.

Os autores são pessoas que primeiro colocaram o pé no chão, tiveram coragem de enfrentar a complexidade da prática cotidiana e, a partir daí, mostrar sua construção de saberes a partir do dia a dia dos portadores de sofrimento psíquico.

A psicóloga Maricléia, foi autora de um capítulo – Trabalho e Subjetividade: Um estudo com engenheiros em plataformas de extração de petróleo. Nele, ela detalha uma experiência pessoal que teve, em prol da sua conclusão de curso superior, avaliando comportamentos de alguns engenheiros da plataforma da Petrobrás na Bacia de Campos, em Macaé/RJ. Ela acompanhou durante 21 dias um grupo de engenheiros iniciantes e avaliou até quando o novo processo (trabalho laboral) levaria ao adoecimento psíquico, detalhando a psicologia do trabalho. Um capítulo realmente muito interessante.

 

 Fique em casa e tenha uma boa leitura!