Literalmente aprendemos que devemos viver o hoje, afinal, do amanhã ninguém sabe.

Podemos planejar fazer um novo curso, sonhar com a próxima viagem, almejar aquela promoção no trabalho, fazer planos para finalmente ser pai/mãe, mas os nossos pés e os nossos olhos precisam estar presos no hoje. Porque o amanhã simplesmente pode nem existir ou tudo pode estar suspenso, deixando-nos com apenas incertezas. Isso não se trata de pessimismo, mas de sensatez.

Aprendemos sobre gentileza. Aprendemos a cuidar do outro – e aqui não se fala apenas dos nossos entes queridos, mas daquelas cujas faces não conhecemos. Aprendemos a ter paciência. Aprendemos que a natureza reage, e reage com força quando está em apuros. Aprendemos sobre esperança. Aprendemos que o amor é capaz de florescer com pequenos gestos. Aprendemos que, embora terrível e apesar das perdas que estamos sofrendo, esta pandemia, paradoxalmente, resgatou-nos do estado de loucura e pressa no qual estávamos mergulhados nas nossas ansiosas rotinas e está nos ensinando o que realmente importa.

 

Aprendemos muitas coisas, e continuamos e continuaremos aprendendo. Por isso, leve esse lema pra vida, viva o hoje, aproveite o agora e seja imensamente feliz, apesar de todas as circunstâncias!