Com o passar dos anos, a vida vai mudando e a juventude toma outra forma. A idade avança, apontando o reflexo das escolhas de outras épocas e pode aparecer a solidão, e a perda da vitalidade e da autonomia. Isso pode gerar um sentimento negativo em muitos idosos, que talvez não estejam preparados para lidar com essa passagem de tempo em uma nova configuração de vida.
A depressão em idosos mostrar-se de forma não-convencional, sendo que a tristeza profunda, angústia e falta de prazer em determinadas atividades acabam ficando menos aparentes.
Entre as principais manifestações da depressão no idoso, estão:
– Dificuldade para alimentar-se da forma correta;
– Problemas para dormir (insônia);
– Queixa de dores físicas;
– Problemas de memória;
– Querer isolar-se ou manter-se recluso.
O grande ponto a se observar para conseguir identificar a depressão no idoso é prestar bastante atenção nas pequenas atitudes e queixas, e sempre pondo em dúvida o argumento de ‘é coisa da idade’. Fique sempre atento para oferecer ajudar!!
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman