Para fecharmos com chave de ouro o assunto – o dom da paciência, fica aqui a conclusão que devemos praticá-la agora em troca de um resultado positivo no futuro. O problema é que a sociedade de hoje está acostumada com gratificação instantânea. Tudo acontece muito rápido. Quer algo gostoso? Come um fast food. Está com tédio? Assiste uma série ou filme. Enfim, tudo está ao nosso alcance imediatamente. O problema é que nem tudo se compra com dinheiro ou a solução rápida pode custar caro lá na frente.

Preste atenção nessas dicas para se manter paciente nas adversidades da vida:

– Respire fundo e conte até 10.

Às vezes, você pode perder a paciência com alguém porque essa pessoa disse algo que você não gostou, por exemplo, enviando uma mensagem de texto ou e-mail que deixou você em fúria. A tendência é responder na hora num formato “contra-ataque”. Nesses casos uma boa técnica é respirar fundo e mentalmente contar até dez. Essa pausa ajuda a eliminar o risco de fazer uma bobagem no primeiro impulso.

– Relaxe.

Faça um relaxamento físico, por exemplo, faça um alongamento, saia para caminhar e se distrair. Pode também dedicar seu tempo a um hobby saudável.

– Aguarde a hora certa para decidir.

Uma sugestão importante é você esperar a cabeça esfriar até tomar uma decisão. Evite tomar decisões na impulsividade, geralmente, suas conclusões serão baseadas na emoção e não na razão. Tendo paciência, você decidirá com calma e poderá obter melhores resultados.

– Perceba o que faz você perder a paciência.

Fique atento a situações que tiram sua paciência. Sabendo o que faz você perder o controle, ajuda você a se preparar e pensar como irá agir da próxima vez que isso acontecer.

– Ganhe confiança baseada no seu histórico.

Procure se lembrar de outras vezes que você precisou de paciência e os resultados positivos de ter aguardado a sua hora.

– Pense de forma ampla.

Esse é um problema realmente grande? Será que vou me importar com isso daqui uma semana, daqui um mês, daqui um ano? Muito provavelmente você perceberá que o motivo da sua impaciência não é tão importante assim. Apenas pense.

– Visualize.

Agora que você já sabe de antemão o que te deixa irritado, visualize essa situação acontecendo da próxima vez, aí pense o que você fará para agir com calma. Talvez pensando antecipadamente, você veja que realmente o que está tirando a sua paciência na verdade têm o seu motivo de ser.

– Deixe quieto.

Têm certas coisas que não mudam, simplesmente são o que são. Não importa o quanto você grite ou se descabele, então, às vezes o melhor comportamento é simplesmente se abster. Em outras palavras, esquecer do assunto, é como diz aquele ditado, “problema que não tem solução, solucionado está.”

– Ter paciência recompensa.

Saiba que certas coisas demoram para vir, mas se você for paciente o suficiente, você terá a recompensa. A paciência é uma virtude que se paga. Você investe nela agora e, em troca, têm maiores chances de receber aquilo que você se propôs a esperar.

 

Como disse Einstein, “Não é que eu seja tão inteligente, apenas me dedico aos problemas por mais tempo.”