O sentimento de culpa costuma ser limitante para alguns: mantém a pessoa presa a um pensamento e a faz se sentir diminuída em seus valores. Parte das consequências são a baixa autoestima, a tristeza e a incapacidade de vivenciar bem os momentos presentes.

A culpa é subjetiva, já que varia de indivíduo para indivíduo, dependendo de fatores como a personalidade e a percepção com relação à situação. E, apesar de ser natural ter certo arrependimento, vez ou outra, quando ele não é bem administrado, pode causar efeitos sérios à saúde física e mental.

Continue a leitura e entenda melhor como lidar com essa sensação ruim!

Entenda mais sobre esse sentimento de culpa

Reflita sobre o motivo de essa sensação acontecer com você. Tente perceber se você se sente assim em situações mais específicas. Por exemplo, isso costuma aparecer após uma briga com alguém? Ou quando você não vai à academia? E como são os pensamentos que aparecem nesse momento? Exercitar o autoconhecimento te dará mais ferramentas para enfrentar a angústia.

Saiba que você não tinha a cabeça que tem hoje

Pode acontecer de você se sentir assim devido a alguma atitude sua no passado. Caso essa seja a sua situação, entenda que seu pensamento é diferente, hoje, do que era naquela época. Você pensa assim agora porque passou por várias situações que te fizeram amadurecer. Então, tente não cobrar o seu “eu” do passado por ele ainda não ter todas as experiências que você tem hoje.

Separe você do seu comportamento

É muito comum as pessoas pensarem: “eu sou idiota”, “eu faço tudo errado”. Mas e todas as outras coisas que você fez e pelas quais foi elogiado e bem reconhecido? Você não é um mero comportamento. Você é a soma de tudo o que você faz. Além disso, o fato de você ser capaz de sentir remorso já demonstra que você se importa com os outros, o que é algo positivo.

Tente tirar uma lição disso

Podemos aprender muito com esse tipo de situação. Por exemplo, se foi algo que você fez e causou mágoa em outra pessoa, isso serve como um alerta para que nas próximas vezes você consiga ter uma atitude diferente. Ninguém nasce já sabendo de tudo, assim estamos sempre aprendendo sobre viver, sobre o que podemos fazer e sobre como as outras pessoas recebem nossas ações.

Aceite sua imperfeição

Continuando o pensamento anterior, você não nasceu entendendo tudo e sabendo qual a melhor forma de agir. Ou seja, você não é perfeito (e ninguém é). Aceite sua imperfeição e compreenda que todos erram em algum ponto. Apenas assuma a responsabilidade dos seus atos e tente crescer com isso.

Assim, é importante você conseguir gerenciar seu sentimento de culpa, a fim de que ele não se torne um problema ainda maior, mais tarde, causando doenças emocionais e prejudicando sua qualidade de vida. Se a dificuldade for grande, não deixe de pedir ajuda a um profissional.

Compartilhe e curta esse conteúdo para que mais pessoas tenham acesso a informações relevante sobre saúde mental!