O Novembro Azul é o movimento global dedicado à saúde dos homens, mais especificamente à saúde dos pacientes de câncer de próstata. A cada ano, cerca de 65 mil brasileiros são diagnosticados com a doença.
Como os sintomas tendem a aparecer somente quando a doença está em estado avançado, a maioria dos homens descobre a patologia tardiamente. O diagnóstico tardio dificulta a cura, por isso, as consultas anuais ao médico a partir dos 50 anos são indispensáveis para garantir a saúde dos homens nessa faixa etária.
A psicoterapia pode ser essencial para muitos pacientes com esse diagnóstico, logo após ou durante o tratamento da doença.
A autoestima e o humor do paciente podem ser afetados a qualquer momento durante sua vivência. Portanto, o acompanhamento psicológico se faz necessário para evitar depressão, ansiedade, pânico ou deturpações na ideia de masculinidade do paciente.
Ele pode sentir-se “menos homem” ao ter a sua função sexual levemente ou severamente afetada. Nesse período, a raiva, o medo e a tristeza podem se tornar constantes e afetar o relacionamento com a família.
A terapia poderá auxiliar nos seguintes sentidos:
* Acompanhar as oscilações de humor desde o diagnóstico até o fim do tratamento;
* Acalmar o paciente em relação aos desafios presentes nessa fase da vida;
* Modificar a visão do paciente sobre a sua própria masculinidade, substituindo-a por uma visão mais saudável;
* Apaziguar conflitos no relacionamento amoroso ou convívio familiar;
* Ouvir os desabafos do paciente sem julgamento para que emoções ou pensamentos negativos não sejam acumulados;
* Prevenir o surgimento da depressão e outras condições que causam o descaso com a saúde;
* Incentivar a vivência diária regular durante o tratamento, como encontro com amigos, envolvimento em atividades, engajamento com hobbies, entre outros;
* Ajudar o paciente a aceitar a sua realidade;
* Oferecer um local seguro e confidencial, livre de inibições, onde o paciente possa se sentir confortável.
Novembro Azul está aí, faça seus exames regularmente! Apoie essa causa! 💙
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman