A Síndrome do Pânico é um tipo de transtorno de ansiedade que se caracterizada por crises inesperadas. Entre os principais sintomas, estão: medo, insegurança e desespero, aparentemente sem qualquer risco real.
Essas crises de ansiedade, provocam sintomas físicos e psicológicos, a pessoa tem dificuldade nas atividades do dia a dia, além de uma preocupação constante de um novo episódio, que pode ocorrer, inclusive, durante o sono.
Em geral, para o diagnóstico, o indivíduo precisar ter recorrência de dois ataques de pânico. Além disso, a idade de início varia entre 20 e 45 anos. Esse transtorno raramente acontece antes da puberdade ou após a menopausa.
Pesquisas apontam que 80% das pessoas procuram ajuda médica, não psiquiátrica, até um ano depois da primeira crise de pânico. Além disso, após o primeiro ataque, as pessoas podem ter a chamada ansiedade antecipatória e preocupação de que podem ter novos episódios de ataques de pânico.
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman