O Transtorno de Personalidade Paranoide (TPP) pode ser entendido como um padrão generalizado de desconfiança. Nesse sentido, o sujeito suspeita injustificadamente de outras pessoas, por julgar que estão com intenções maliciosas.

Esse padrão normalmente começa a se manifestar no início da fase adulta, podendo se adaptar a diversos contextos. Os sujeitos acometidos por esse transtorno têm a constante sensação de que as outras pessoas estão tentando manipulá-los de alguma forma.

Os pacientes tendem a demonstrar grande hostilidade e esse sentimento perdura por muito tempo. Sentem-se profundamente atacados ou menosprezados diante grande parte das situações e, devido a isso, acreditam que o outro sempre voltará a ele com intenções nocivas.

O Transtorno de Personalidade Paranoide acomete entre 2,3% a 4,4% da população norte americana, prevalecendo em sujeitos do sexo masculino, de acordo com o Manual MSD. Ainda, estudos evidenciaram uma relação estreita entre Esquizofrenia e Transtornos Delirantes.