O Transtorno de Personalidade Dependente (TPD) ou o Transtorno de Personalidade Passivo Dependente, é uma doença conhecida pela necessidade e dependência excessiva de ser cuidado por outras pessoas.
Esses pacientes se enxergam como incapazes de viverem sem ajuda de outras pessoas. Por consequência, como o próprio nome já diz, esse comportamento gera submissão e dependência. Também é importante ressaltar que indivíduos com TPD, apresentam um medo exacerbado de separação ou perda, isso faz com que eles precisem da aprovação do outro e relutem em expressar discordância. E como se sentem inábeis para tomar decisões, querem que as outras pessoas assumam suas responsabilidades.
Diante dessa realidade, é importante que as pessoas se atentem a alguns indicativos. Quem se identifica com esse perfil, precisa ser honesto e se questionar para avaliar a possibilidade de ter TPD.
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman