Demência é a perda progressiva da cognição, de forma que o indivíduo acometido perde a capacidade de realizar tarefas diárias e de viver de forma independente.
Aproximadamente 7% dos indivíduos no mundo acima dos 65 anos têm demência, sendo que em países desenvolvidos, por causa da maior expectativa de vida, a prevalência pode chegar a 10%.
Mais de 47 milhões de pessoas vivem com demência, estima-se que em 2050 sejam mais de 131 milhões.
A demência tem diversas causas, incluindo doenças neurodegenerativas, lesões vasculares, doenças metabólicas, deficiências nutricionais e infecções, sendo comum que o paciente com demência tenha mais de uma causa associada.
Em idosos, a Doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, seguida pela Demência por corpúsculos de Lewy e Demência Fronto-temporal. Em jovens, as causas principais são traumatismos cranianos e tumores cerebrais.
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman