A saúde mental no trabalho tem preocupado gestores dos mais diversos ramos da indústria, comércio e serviços. E não é para menos, já que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que a perda de produtividade gerada por depressão e ansiedade tem para a economia global um custo estimado de 1 trilhão de dólares por ano.

Ainda de acordo com a OMS, a estimativa é de que, em todo o mundo, 264 milhões de pessoas sofram de depressão, sendo que um dos fatores apontados como decisivos para o comprometimento da saúde mental no trabalho são as políticas inadequadas de saúde e segurança.

Considerando esse cenário, fica evidente o quanto é importante que as organizações desenvolvam programas e estratégias para melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho. Mas para conseguir isso é necessário sair do senso-comum e pensar em ações realmente efetivas, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

A maior parte do nosso tempo é dedicado ao ofício. Se uma pessoa trabalha 8h diariamente, não dá para ficar exercendo suas funções ao mesmo tempo em que lida com transtornos mentais no ambiente de trabalho. As frustrações no trabalho são comuns e acontecem o tempo todo, seja pela ameaça da perda do emprego, pelo desempenho não reconhecido, por falhas cotidianas, por relacionamentos complicados, pela insatisfação com o serviço ou pressões de produtividade. Entretanto, todas essas aflições podem ser amenizadas em um ambiente que fornece as condições necessárias para a saúde mental.

O trabalho em si é ótimo para a saúde mental, mas um ambiente de trabalho negativo pode levar a sérias complicações. Saúde mental e trabalho constituem uma relação séria e complexa. A empresa e seus gestores devem estar atentos aos sinais de colaboradores com possíveis transtornos psicológicos. Uma das primeiras reações a serem percebidas é a alteração do comportamento e do humor. A pessoa fica mais quieta, evita contato social, pode se tornar mais agressiva e menos tolerante.

Os locais de trabalho que promovem a saúde mental e apoiam pessoas com transtornos mentais são mais propensos a reduzir as ausências, aumentar a produtividade e se beneficiar de ganhos econômicos associados.

A instituição deve ser preocupar em:

– Proteger a saúde mental reduzindo os fatores de risco relacionados ao trabalho;

– Promover a saúde mental ao desenvolver aspectos positivos de trabalho e as habilidades dos empregados;

– Enfrentar casos de problemas de saúde mental independentemente da causa.

Busque sempre tornar seu ambiente de trabalho um local saudável, independentemente dos fatores que o rodeiam, sua saúde mental está acima de qualquer coisa e você está acima de tudo!