“O trabalho dignifica o homem”, uma frase clichê que ouvimos em vários momentos da nossa vida, mas você sabe o real significado dela?

O trabalho de uma pessoa é uma parte extremamente nobre e engrandecedora de sua vida. Isso ocorre devido a três grandes motivos:

– O trabalho desenvolve os seus talentos e as suas paixões.

Todos nós temos algum tipo de talento, capacidade e habilidade. Muitos deles já nascem conosco, mas há também a possibilidade de aprendemos e lapidarmos novos saberes em nossas vidas. Sem o trabalho, ninguém conheceria os próprios dons e paixões.

– O trabalho nos ajuda a fazer a diferença no mundo.

O arquiteto projeta uma edificação, o pedreiro a constrói, o médico cura a doença, o professor compartilha seus conhecimentos, o cozinheiro prepara refeições, o coletor de lixo mantém a cidade limpa e higienizada, o jornalista mantém a sociedade informada. Todo trabalho transforma a vida de alguém. O que você faz diariamente melhora a vida de uma pessoa, seja seu cliente, seu aluno, seu parceiro profissional, seu paciente, etc. Trabalhar é usar o tempo que temos para fazer do mundo um lugar melhor.

– Conquistar meios para realizar sonhos.

Por último, mas não menos importante, é claro que precisamos ressaltar que o trabalho é um meio de vida. Por meio dele, obtemos o dinheiro que é necessário para nosso sustento e também para a realização de nossos sonhos. Quando colocamos o dinheiro como a única motivação para nosso trabalho, percebemos que ele não é suficiente, já que o ideal é conciliarmos as coisas que amamos com as coisas que sabemos fazer com competência. Não vamos negar que encontrar esse cenário ideal pode ser difícil, mas temos que começar de algum lugar.

Aos poucos, vamos encontrando nosso caminho profissional e sendo mais bem remunerados por isso, mas não adianta ter pressa. É da essência humana dependermos uns dos outros. Como a natureza é sábia, cada um de nós nasce com dons e habilidades diferentes que se complementam. Dessa forma, toda a sociedade ganha quando seus indivíduos colocam seu trabalho a serviço uns dos outros. O indivíduo que trabalha sente-se útil, o que lhe confere maior autoestima e autoconfiança, dois importantes pilares da saúde mental.