Uma crença a respeito de si mesmo, ou a respeito de outra pessoa, que mesmo não sendo verdadeira torna-se realizada. Você já ouviu falar da profecia autorrealizadora ou do efeito pigmalião?

Esses conceitos são bem semelhantes e seus efeitos foram observados, respectivamente, pelo sociólogo Robert K. Merton e pelos psicólogos Robert Rosenthal e Lenore Jacobson.

Entenda melhor sobre o assunto neste artigo!

 

A profecia autorrealizadora ou o efeito pigmalião

Segundo o sociólogo Robert K. Merton, “a profecia autorrealizável é, no início, uma definição falsa da situação, que suscita um novo comportamento e assim faz com que a concepção originalmente falsa se torne verdadeira”.

O sociólogo estudava a corrida aos bancos, ao analisar que quando um boato de um banco estar em dificuldades se espalhava, os clientes corriam para retirar os valores ali depositados e investir em outros negócios, o que acabava realmente falindo o banco.

Em efeito semelhante, os psicólogos Robert Rosenthal e Lenore Jacobson produziram um estudo sobre as expectativas dos professores em seus alunos. Os psicólogos puderam ver que tal expectativa tinha influência no desempenho final das crianças e que quanto mais positiva era, melhor o desempenho do aluno.

Na época, os psicólogos aplicaram testes de QI em crianças e revelaram aos professores que apenas 20% tiveram um resultado excelente e mencionaram que esses alunos teriam um futuro brilhante.

Ao final do ano, voltaram na mesma escola e verificaram que esses tais 20% foram os que obtiveram os melhores resultados finais. Acontece que os nomes dessas crianças foram escolhidos aleatoriamente e não necessariamente condiziam com a resposta do teste de QI.

Essas duas investigações nos levam a refletir sobre diversas coisas, não é mesmo?

Uma delas pode ser sobre quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem e há um julgamento por parte de um responsável de que ela é uma criança “difícil e preguiçosa” e que nunca conseguirá ser alguém na vida. Até onde essa baixa expectativa de um adulto em relação a ela pode influenciar no seu comportamento e na sua trajetória?

A mesma reflexão se dá em relação à nossa autocrítica. O quanto aquilo que pensamos sobre nós mesmos (seja positivo ou negativo) pode estar de fato afetando nas consequências que temos?

Com relação a nós, podemos desenvolver o autoconhecimento e tentar mudar o que quer que seja para o alcance da nossa felicidade. Já com relação às crianças de hoje, podemos começar a pensar mais sobre como nossas crenças podem afetá-las no futuro.

 

Como evitar que nossas crenças afetem as crianças

Você, sendo educador, sendo pai, ou convivendo com crianças e adolescentes, deve prestar atenção em como você expressa seus pensamentos em relação a elas.

Isso não quer dizer que você deverá aceitar qualquer tipo de comportamento, sem repreensão.  Pois, assim fazendo, é provável que acarrete um efeito prejudicial mais tarde, pela falta de limites. Mas você pode tentar substituir o pensamento por um mais positivo e construtivo, que favoreça o amadurecimento dela.

É importante lembrar-se de que mesmo os pensamentos não externados podem exercer influência nas suas expectativas e, consequentemente, em como você a estimula a progredir.

Seguindo o raciocínio, podemos colocar um exemplo simplificado: se um adulto diz a uma criança que ela é “burra para matemática”, poderá criar nela a crença de que ela realmente é.

Essa crença, por sua vez, influenciará em seu comportamento. Ela pode ter menos gosto ainda pela matéria e, com isso, não se dedicar a estudar quando tiver prova. Consequentemente, poderá não ter um bom rendimento, o que comprovará a ela mesma que não é inteligente. Você percebeu todo o encadeamento das consequências?

Então, se for para influir de alguma forma, que sejam pelas profecias autorrealizadoras positivas, não é mesmo? Tente esperar desempenhos positivos sempre das crianças, para que se comportem de forma a ter mais chances de um futuro promissor.

No exemplo dado acima, o adulto poderia lembrar a criança de que ela possui bom desempenho para outra área e que isso irá beneficiá-la. E ainda, que você poderá ajudá-la na dificuldade que apresenta no momento.

Busque ter profecias autorrealizadoras positivas com relação a você também. Acredite no seu valor e na sua capacidade para que as conquistas e o sucesso sempre façam parte da vida.

Compartilhe este artigo para que as pessoas aprendam mais sobre a profecia autorrealizadora ou o efeito pigmalião e possam tanto levar uma vida com mais satisfação, como também encorajar mais as crianças a levarem.