O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Mesmo em ambientes quentes e secos, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê, a água e outras bebidas não são necessárias até o sexto mês de vida. Dar ao bebê outro alimento, que não o leite materno, aumenta o risco de diarreia ou outra doença, até mesmo as mais perigosas.
Bebês recém-nascidos devem ser amamentados na primeira hora após o parto. O colostro, o leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para recém-nascidos, é muito nutritivo e ajuda a proteger o bebê contra infecções. O leite materno é a primeira ‘vacina’ do bebê, além da amamentação também ser responsável por criar um laço mais forte entre mãe e filho.
A amamentação frequente faz com que a mãe produza mais leite. Quase toda mãe é capaz de amamentar com sucesso, no entanto, muitas mães precisam ser encorajadas e ajudadas para que possam começar a amamentar.
A partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais. O leite materno continua sendo uma importante fonte de energia, proteína e outros nutrientes, como vitamina A e ferro.
A mãe que trabalha fora de casa, pode continuar a amamentar. Se não for possível estar com o filho durante as suas horas de trabalho, ela deve amamentá-lo sempre que estiverem juntos. Quando a mãe não puder, ela deve retirar o leite de duas a três vezes por dia e conservá-lo em um recipiente limpo.
É com base na alimentação da mãe, que o seu leite é produzido. A mãe que amamenta, precisa de uma maior quantidade de alimentos e líquidos, para assim suprir suas necessidades e produzir leite em quantidade e qualidade adequadas ao bebê. A dieta precisa ser rica em frutas, verduras, legumes, carnes, miúdos e grãos, esses são os alimentos que possuem os nutrientes e vitaminas de que o bebê precisa. A ingestão de líquidos, como: chás, água, sucos e leite, também é necessária.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO, AMAMENTE SEU BEBÊ!
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman