Dica de filme para o mês de maio!

“Meu Pai”, é um filme que mostra com muita sensibilidade, o processo da demência pelos olhos de quem passa por ela.

A princípio, ele parece um pouco confuso para quem não entende como se dá o processo da doença, mas aos poucos, tudo vai ficando cada vez mais claro.

Já na sinopse, a descrição aborda a dificuldade na percepção da necessidade do “ser cuidado” e os desafios familiares impostos a longo prazo pela doença.

O filme mostra algumas cenas fora de contexto e que parecem não ter passado de um delírio do “pai”, mas você deve provavelmente se perguntará, “o que é real e o que não é?”. E na verdade, tudo é real!

O que acontece é que, como o filme é uma perspectiva do doente, tudo o que acontece é real e isso se dá por seus esquecimentos e lapsos de memória que ocorrem durante sua vida. Simplificando: Existe um momento retratado no filme, onde a filha o oferece uma xícara de chá e no mesmo momento, a cuidadora volta com o chá e o surpreende ao informar que sua filha havia saído logo cedo. Não, ele não teve um delírio ou uma alucinação, para ele, aquilo realmente havia acabado de acontecer, mas ele não lembrava que tanto tempo já havia se passado.

Por fim, é um filme altamente complexo, mas poderoso para quem quer entender melhor sobre o processo da demência.