A dica de filme do mês de dezembro é um clássico do cinema!
Já assistiu o filme Bonequinha de Luxo?
A personagem de Holly Golightly, interpretada por Audrey Hepburn, exemplifica de maneira clara, o Transtorno de Personalidade Histriónica.
Holly quer se tornar atriz, ela leva uma vida louca e extravagante, e também é muito influenciável. Convence-se a si própria de que está apaixonada pelos homens que cruzam o seu caminho e faz da sua vida uma peça de teatro constante.
A personagem Holly, certamente atende a muitos destes critérios correspondentes aos pacientes com TPH. Mas, nem por isso, deixa de ser uma pessoa extremamente sensível, doce, interessante e amada por aqueles que estão mais próximos de si.
Às vezes, estamos diante de pessoas que não desenvolvem o transtorno, mas caracterizam-se por serem extremamente genuínas na forma de expressarem as suas emoções, são motivadas, cheias de energia e entusiasmo.
O grande desafio, como na maioria dos distúrbios psicológicos, está na capacidade de se evitar a tentação do rótulo fácil e do estigma que existe em torno da personalidade histriónica. Holly é uma pessoa ingénua, sugestionável, e que tinha grande dificuldade em compreender os seus próprios valores de vida. Mesmo parecendo ser extremamente superficial e movida exclusivamente pelo interesse material, despertou o amor nas pessoas, ela demonstrou que debaixo de uma capa de fogo de artifício, residia uma pessoa genuína e capaz de afetos sólidos.
Bom filme, divirta-se!!
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman