O que mais ouvimos hoje em dia, são assuntos relacionados ao isolamento social e suas consequências. Além de prejudicar a economia e o comércio, a vida do ser humano também é afetada. Todo esse cenário tem o poder abalar a saúde mental das pessoas, aumentando os níveis de ansiedade e as tornando inseguras, perante a situação que enfrentamos. Afinal, como cuidar da sua saúde mental em tempos de tantas incertezas?

 

Tome cuidado com o bombardeio de informações

É nosso direto como cidadãos ter a informação ao alcance de um clique, porém, diante de uma pandemia, a globalização gera medo de forma excessiva. Com certeza, devemos e precisamos estar bem informados, no entanto, não devemos ficar obcecados com as notícias.

Fique atento com as fake news! Durante a quarentena, procure fontes seguras para se informar, não fique o dia todo assistindo aos noticiários – escolha um horário do dia para se manter inteirado da situação, caso contrário, você passará o dia todo só pensando nisso.

 

Crie sua nova rotina

É importantíssimo ter uma rotina durante a quarentena, se manter focado em seus objetivos é uma maneira de enfrentar qualquer crise.

– Estabeleça um horário para acordar;

– Como sempre, tome seu café da manhã, ele é essencial para encarar o dia tanto dentro, como fora de casa;

– A empresa onde você trabalha optou por fazer home office? Ótimo! Organize um espaço para que possa trabalhar confortavelmente – evite utilizar pijamas, pode ser uma medida pouco produtiva.

– Não esqueça de se manter ativo, se possível, procure fazer algum tipo de exercício físico. Evite, é claro, ir à academia, mas você pode fazer alongamentos ou Yoga.

-Tire um tempo somente para você: leia, veja um filme ou série, medite, ouça suas músicas preferidas e aproveite muito sua família.

 

Faça terapia online

Muitos pacientes e psicólogos já estão migrando as sessões de terapia do consultório, para o online. Assim, é evitado o contágio do vírus, e ao mesmo tempo, cuidamos da saúde mental.

A terapia é uma grande aliada em diferentes momentos de nossas vidas e principalmente agora. Um psicólogo pode ser essencial para te ajudar a lidar com o medo, ansiedade, estresse e pânico excessivo.

 

Utilize as redes sociais para manter contato com a família e amigos

Durante este período, use e abuse das redes sociais para conversar com seus familiares distantes e amigos, mantenha contatos com seus avós que estão sozinhos, converse com aquele amigo que não fala a tempo e mora sozinho. Aproxime-se das pessoas amadas, mesmo que seja virtualmente. A pandemia tem o poder de aflorar sentimentos de abandono e rejeição, portanto, é importante se manter de alguma forma conectado às pessoas que você ama.

 

Dedique-se aos seus hobbies

Você não pode mais dizer que não tem tempo, então, dê atenção para algum hobby. Pode aproveitar esse momento para investir naquilo que gosta de fazer. Além disso, com a internet temos acesso a muito conteúdo gratuito, é possível assistir aulas online, fazer cursos e muito mais.

 

Pratique meditação

Uma das estratégias para preservar a saúde mental em tempos conturbados como esse é a meditação. “Ela ajuda a viver no momento presente e a aceitar uma situação onde não há muito o que fazer”, explica Camila Vorkapic, bióloga com pós-doutorado em neurofisiologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), “Isso sem contar o relaxamento e a menor produção de hormônios ligados ao estresse”, completa.

Para obter tais vantagens, contudo, é fundamental adotar uma rotina. Praticar a meditação é essencial, com a rotina ela se torna um hábito, cada vez mais prazeroso e recompensador.