Falar da terceira idade é sempre importante, mais ainda quando se deseja que ela seja bem vivida. A saúde mental na terceira idade vem ganhando mais destaque atualmente, pois, muitos problemas físicos derivam do emocional e de uma mente conturbada.

O impacto do tempo para muitas pessoas pode ser avassalador, e para quem é idoso, associa-se esse fato ao fim trágico de um ciclo, esquece-se que todos estão vulneráveis a ter a vida interrompida a qualquer momento e, que se cuidar para fortalecer corpo e mente, é o ingrediente necessário para poder desfrutar de bons momentos com toda intensidade e principalmente, ser feliz consigo mesmo.

A OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, mostrou em sua pesquisa, que 10% das pessoas com idade acima de 60 anos, sofrem de depressão. E esse quadro ainda se acentua mais em pessoas acima dos 85 anos. O principal vilão da terceira idade no Brasil e no mundo, são as experiências de vida negativas, ou seja: abusos e traumas, estresse, processos de luto, problemas familiares, a ideia de que não pode mais lutar por seus sonhos e o sentimento de impotência ao não conseguir executar algo que era comum quando mais jovem.

O tratamento psicológico para a terceira idade, pode ter seu início ao decorrer da vida de um indivíduo e não somente quando a melhor idade chegar, para assim manter a saúde mental e emocional positiva. Uma maneira de realizar esse atendimento de forma segura, sem precisar se deslocar até o consultório, é através da consulta psicológica online.

Primeiramente, é importante adotar uma cultura de vida diferente, nós psicólogos e médicos no geral, não devemos ser consultados somente quando se tem um problema. Muito seria evitado se as pessoas procurassem auxílio na medicina, como uma forma de nunca adoecer, ou seja, algo preventivo.

O acompanhamento psicológico, adotará as melhores medidas para cada tipo de doença mental. A maioria das doenças mentais que afetam os idosos, são a ansiedade e a depressão, e podem, em sua grande maioria, serem totalmente solucionadas com o decorrer do atendimento, entretanto, casos como o de Alzheimer e Esquizofrenia, são crônicos e com o tratamento diminuirão a incidência dos sintomas, mas não há cura.

 

Se você está agora na terceira idade ou conhece alguém que chegou a essa fase da vida, procure ou indique atendimento psicológico e veja como ele pode ajudar e melhorar a qualidade de vida. E curta a melhor idade com tranquilidade!