Sentir ciúmes… Para você, isso significa amor e cuidado? Ou é algo problemático?

Esse é, de fato, um sentimento comum, independente do gênero de quem o sente. Mas por que às vezes dói e gera angústia? Por que às vezes leva alguns a cometerem atos incalculáveis?

Observe os relatos abaixo e veja se você se identifica com algum deles ou se eles remetem a lembrança de alguém:

-“Odeio essas amiguinhas do meu namorado! Vivem dando em cima dele!”

-“Mulher minha não pode ter amigo homem.”

-“Tenho vontade de quebrar tudo quando vejo essa pessoa curtindo a foto do meu namorado.”

-“De vez em quando eu choro de tanto ciúmes e ódio que eu sinto da pessoa.”

Se você se identificou (ou se lembrou de alguém), de alguma forma você já esteve em contato com o ciúmes ou com alguém ciumento.

Aqui vou esclarecer algumas dúvidas sobre ciúmes e te dar dicas de como lidar com ele.

O que é ciúmes?

Existem várias definições.

  • Medo de perder alguém;
  • Sentimento de possessividade com relação a algo ou alguém;
  • Desconfiança de estar sendo traído;
  • Crença de que o relacionamento corre riscos.

Para a psicanalista Regina Navarro, “o ciúme envolve uma espécie de ansiedade de abandono. Para superar os crescentes sentimentos de impotência, o ciumento se esforça por sufocar o outro. Seus interrogatórios e pedidos de garantia de fidelidade fazem parte das tentativas de controle”.

 

E por que alguém sente ciúmes?

Há várias razões.

De modo geral, esse sentimento pode estar associado a uma baixa autoestima e insegurança.

Pode ser um comportamento aprendido com os pais controladores. Se na infância a pessoa sofreu um controle demasiado dos pais, o que não lhe permitiu ter autonomia necessária ao longo de seu desenvolvimento, pode vir a ser um adulto controlador também.

Ela aprende que controlar alguém traz conforto e segurança, pois era assim que seus pais se sentiam quando a controlavam. Na sua vida adulta, ela tenderá a querer controlar seu parceiro cada vez que se sentir ameaçada (mesmo que seja uma ameaça imaginária).

A pessoa pode ter passado por uma situação de trair ou ser traída. Ambas as experiências podem torná-la mais desconfiada. Ao ser traída, há um receio de que isso se repita, mesmo que já esteja com um parceiro diferente. Ao trair, ela está do outro lado e percebe que qualquer um está sujeito a cometer a mesma falha.

Numa visão da psicologia evolucionista, o ciúme é uma maneira de proteger seus genes. É uma forma de garantir que os genes passados para frente serão os seus, e não os de um concorrente. Também existe a necessidade de se ter a certeza de que a energia gasta na relação seja realmente para alimentar e cuidar da própria prole.

Para o Doutor em Psicologia Experimental Emmanuel Zagury Tourinho, o ciúme pode se originar a partir de contingências sociais. Algumas autorregras e regras distorcidas da sociedade reforçam esse tipo de comportamento.

Há ainda alguns transtornos mentais que colaboram com um comportamento ciumento, os quais precisam de um diagnóstico sério e profissional. Nesses transtornos, muitas vezes o ciumento possui ideias delirantes, mas que julga serem reais.

 

Ciúmes doentio ou ciúmes saudável?

Sentir ciúmes de uma situação pode ser normal. A segurança não é plenamente presente o tempo todo.

Então, dependendo dos fatos e também da sua experiência em relação ao assunto, esse sentimento é compreensível.

E apesar da sensação ruim, se você é capaz de controlar seu comportamento e consegue estabelecer um diálogo saudável com o parceiro, não há nada de errado com você.

O ciúme passa a ser patológico quando começa a trazer malefícios ao relacionamento e à saúde mental.

Posso citar para você exemplos de comportamentos aos quais você deve ficar alerta:

  • Se você não consegue viver bem sua vida, nem se concentrar no trabalho, sem se preocupar com o que seu parceiro esteja fazendo em todo momento;
  • Se você pensa em contratar detetives para tirar suas dúvidas;
  • Se você pensa em ferir alguém ou a si mesmo;
  • Se você tem necessidade de fazer constantes interrogatórios;
  • Se você acha que todos os amigos ou amigas de seu parceiro são ameaças;
  • Se você tem o impulso de fazer checagens constantes no celular do amado;
  • Se até seus vizinhos já sabem de seus ciúmes, pelas brigas que vocês costumam ter;
  • Se você implica com as roupas que a parceira usa;
  • Se você sente um impulso de checar de modo constante o comportamento do seu amor nas redes sociais;
  • Se você sente angústia frequente, com muita raiva e vontade de chorar causados pela insegurança que sente no seu relacionamento.

Consequências que o ciúmes pode trazer

Ansiedade

A ansiedade, quando é demais, te impede de desfrutar de uma vida saudável. Leia aqui mais sobre ela.

Angústia

O sentimento de angústia pode levar a uma baixa autoestima e depressão.

Problemas no relacionamento

Sentir desconfianças pode fazer com que o outro se sinta magoado. Ele pode ter a sensação de que você o vê como um parceiro com valores negativos. Você não gostaria de ser acusado de mentiroso, mesmo não tendo fazendo nada de errado, não é?

Ferir alguém

Se você possui pensamentos de ferir alguém, seja seu parceiro, seja um terceiro ou até a si mesmo por causa do que você sente, é um indício de que você não está bem e precisa de ajuda.

 

 

Dicas de como lidar com ciúmes

 

Aumentar a autoestima

Esse é um trabalho necessário em muitos casos clínicos.
A baixa autoestima tem uma relação com o sentimento de ciúmes. Geralmente a pessoa que não vê muitos valores atrativos em si tende a ser mais ciumento e inseguro.

Analisar a dinâmica da relação

Até que ponto esse ciúme é reforçado? Se você está do lado oposto, ou seja, se é você quem sofre com um parceiro ciumento, até onde você pode estar colaborando para esses ciúme? Você se sente amada e com a autoestima alta quando seu parceiro sente ciúmes?

Fazer uma autoavaliação e refletir por que se sente assim

Ter um bom autoconhecimento te traz muitas respostas. Nem sempre só com ele você conseguirá ter mudanças eficazes, porém, conhecer bem a si mesmo é imprescindível para qualquer mudança de comportamento.

 

Aprender a ter autocontrole

Por mais raiva que você sinta, dificilmente você terá bons benefícios agindo de modo irracional.

Terapia individual ou de casal

Muitas vezes a relação já está abalada. Outras vezes, há uma dinâmica no casal que reforça comportamentos ciumentos. Nem sempre isso é percebido de forma clara. Às vezes é preciso uma avaliação mais profissional.

Estabelecer uma relação precisa de confiança

Uma relação com confiança mútua é o mínimo para que dê certo. As inseguranças e cobranças abalam ambos os lados. Ser sincero com seu companheiro é fundamental. Ao mesmo tempo que um precisa colaborar tentando desenvolver mais segurança, o outro tem que colaborar sendo verdadeiro com seus sentimentos e suas expectativas. Se há promessa de um relacionamento monogâmico, isso deve ser cumprido.

Então? Gostou das minhas dicas?

Se você acha que esse artigo pode ser útil a uma pessoa, ajude-a compartilhando-o.