Lá vai uma dica especial de filme para o mês de julho!
Qual é a dor que uma vivência que convida ao constante perfeccionismo pode causar? Como é viver auto impondo normas e regras de ordem? Como é viver sem poder errar, desagradar, com medo de desagradar, de não ser suficientemente bom para os demais? Como é viver com medo constante de perder o controle ou o medo de sentir? Essas são algumas dores que quem convive com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode experimentar.
O filme TOC TOC é uma comédia que conta a história de seis pessoas que sofrem com TOC, elas se conhecem na sala de espera de uma clínica onde descobrem que todos estavam marcados com o mesmo terapeuta, o Dr. Palomero, no mesmo horário daquele dia. Enquanto esperam o terapeuta, que segundo a secretaria se atrasou no embarque do voo, eles tentam organizar a ordem que ocorrerão os atendimentos e conviver com as particularidades do TOC de cada um. Acabam dialogando sobre suas vivências, até que chegam ao consenso de iniciar a terapia em grupo independente do profissional.
Esta produção cômica, além de provocar boas risadas, permite a reflexão sobre o sofrimento vivenciado por pessoas que passam por situações similares e a respeito do efeito e dinâmica presente na formação de grupos terapêuticos.
Bom filme!!!
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman