Vamos falar sobre essa questão!
Os principais tratamentos para o TPE, são os medicamentos antipsicóticos e antidepressivos e a terapia cognitivo-comportamental.
– Medicamentos Antipsicóticos: também utilizados para tratar a esquizofrenia, eles amenizam a ansiedade e outros sintomas;
– Medicamentos Antidepressivos: também podem ajudar a amenizar a ansiedade em pessoas com TPE;
– Terapia cognitivo-comportamental: que dá enfoque à aquisição de habilidades sociais e manejo da ansiedade. Essa terapia também pode fazer com que a pessoa tenha mais conscientização sobre seu próprio comportamento.
O terapeuta tenta estabelecer um relacionamento emocional, encorajador e solidário com o paciente e, assim, ajudá-lo a aprender a se relacionar com os outros de maneira mais adequada.
A rede de apoio de familiares e amigos, é de extrema importância e essa forma de ajuda é a que pode fazer toda a diferença no resultado final.
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman