Em 2017, o disque 100, principal canal de comunicação sobre violação dos direitos humanos, recebeu cerca de 143 mil denúncias. A violação mais reportada foi a negligência, com 61.416 casos, em segundo lugar está a violência psicológica, com 39.561 casos e, em seguida, a violência sexual, com 20.330 casos. Como visto, a violência ou abuso psicológico é, infelizmente, uma prática comum no Brasil.
As mulheres são as principais vítimas de relacionamentos abusivos, companheiros abusivos distorcem a realidade da mulher e as deixam confusas, além de torná-las dependentes ao longo do tempo.
Na maioria das vezes não é fácil identificar um abuso psicológico. Essa prática pode ser muito sutil e, ao mesmo tempo, trazer sérios prejuízos para a saúde física e mental.
Se você se identifica com essas características ou tem certeza que sofre com o abuso psicológico e/ou físico, não se cale, denuncie!!!
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman