O TDAH se manifesta em diversas fases da vida. Na infância, agitação excessiva e impulsividade são os principais sintomas do transtorno, que também podem se manifestar por meio de comportamentos que demonstrem distração exagerada.
Na adolescência, há dificuldade para organização de tarefas, falta de concentração nos estudos, baixa autoestima, impulsividade e comportamentos inadequados resultantes de impulsos.
Por fim, na vida adulta também é possível diagnosticar o TDAH, caso haja insubordinação no ambiente de trabalho, estresse excessivo, impulsividade, baixa autoestima, dificuldade de concentração e administração de tarefas. Em casos mais graves, ocorre até mesmo dependência de drogas.
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman