Ao tratar de temas delicados como a prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo promove a valorização da vida.A campanha traz consigo um olhar de inquietação em relação à saúde mental, tema bastante relevante, principalmente, em tempos de isolamento e distanciamento social.
Dia 10 de setembro é dia mundial de prevenção ao suicídio, porém durante todo o mês são realizadas ações em diversos locais no Brasil. Nesse viés, são tratadas em todo mundo estratégias para redução da morte pelo suicídio. A maioria desses casos estão relacionados a transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre em decorrência de suicídio no mundo e esse número vem aumentando entre os jovens.
A campanha também propõe estimular a conscientização sobre o tratamento e acompanhamento de doenças psíquicas que se não tratadas corretamente podem ocasionar sérios problemas. E nesse cenário, é necessário esclarecer e informar as pessoas com responsabilidade, desconstruindo preconceitos e quebrando tabus em relação ao assunto.
Se você tem ou conhece alguém com pensamentos suicidas ou em um cenário de profunda depressão, busque ou ofereça ajuda. Lembre-se, você não está sozinho!!
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman