Desde sempre a mulher possui multiplicidade de papéis na sociedade. A mulher pode ser mãe, filha, amiga, esposa, trabalhar fora de casa, cuidar da casa… Assim, às vezes, esquece do principal: cuidados com a própria saúde. Como se não bastasse os inúmeros papéis, elas ainda são submetidas às diversas situações estressantes, necessitando criar forças para enfrentá-las.

Geralmente, o ambiente externo ao redor da mulher pode estar organizado e bem cuidado, mas isso pode predispor ao adoecimento do ambiente interno. Por exemplo, problemas psicológicos, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e transtornos associados ao ciclo reprodutivo. 

Atualmente, as mulheres se veem exaustas para lutar, transtornos como depressão e anorexia se tornam rotineiros, gastam seu tempo, sua saúde física e mental em rituais feminilizadores, performances maternais e tentativas de diminuir culpas por não atingirem expectativas propositalmente inatingíveis. Nascer mulher em uma sociedade construída para os homens, por si só, torna-se uma sentença de desgaste psicológico.