O transtorno de sintomas somáticos é caracterizado por um ou mais sintomas físicos crônicos acompanhados por níveis significativos e desproporcionais de angústia, preocupação e dificuldade em desempenhar funções diárias, relacionadas a esses sintomas.

O termo transtorno de sintomas somáticos substitui vários outros diagnósticos utilizados antigamente, como hipocondria, transtorno doloroso, transtorno somatoforme indiferenciado, entre outros.

Todas essas doenças envolvem somatização, a manifestação de fatores mentais na forma de sintomas físicos (somáticos, de soma, a palavra grega para corpo). Neste transtorno, a principal preocupação da pessoa é com os sintomas físicos, como dor, fraqueza, fadiga, náusea ou outras sensações corporais. O indivíduo pode vir a apresentar ou não uma doença física que causa ou contribui para os sintomas. No entanto, quando existe de fato uma doença física, a pessoa com transtorno de sintomas somáticos apresenta uma resposta exagerada a ela.

Os médicos costumavam diagnosticar esse tipo de transtorno de saúde mental, quando a pessoa relatava ter sintomas físicos que não eram explicados por uma doença física. Atualmente, o diagnóstico de transtorno de sintomas somáticos é dado, tomando por base a maneira pela qual a pessoa responde aos seus sintomas ou preocupações de saúde.