Ana, novamente, revirou na cama. Já era a 20ª vez que havia trocado de posição, nessa noite, possivelmente. Isso já a preocupava, pois, pelos seus cálculos, em 4 horas já teria que se levantar para ir trabalhar. Não havia nada específico que a preocupava, mas ao mesmo tempo pensava em milhares de coisas diferentes. Mais um dia a insônia a abraçava e já não sabia mais o que fazer.

O transtorno do sono é uma característica que chega a afetar 72% dos brasileiros, segundo um levantamento realizado pela Royal Phillips. A insônia está entre essas perturbações, causando efeitos desagradáveis para quem sofre do mal, como irritabilidade, falta de concentração, diminuição da energia, durante o dia.

Se você se identifica com esse problema da Ana, continue a leitura e saiba alguns motivos para ele aparecer, além de dicas para dormir melhor!

O que caracteriza a insônia e quais seus sintomas

A insônia se caracteriza pela dificuldade em pegar no sono ou em continuar dormindo. Assim, a pessoa pode tanto ficar muito tempo para conseguir dormir ou, ainda, acordar no meio da noite várias vezes, sem um motivo aparente.

Pode, ainda, ser uma situação episódica, relacionada a algo específico (como uma viagem muito esperada, um luto ou um problema que precisa ser resolvido), durando poucos dias. Todavia, o DSM-V caracteriza como transtorno crônico se ocorrer por pelo menos 3 noites por semana e mais de 3 meses.

Os principais sintomas de quem sofre disso são:

  • estresse;
  • cansaço e falta de energia;
  • sensação de que não descansou o suficiente;
  • dores de cabeça;
  • sono excessivo durante o dia;
  • dificuldade na concentração e na memória.

Motivos para insônia existir

Os motivos podem ser diversos e variar bastante a cada pessoa, como os seguintes.

Ter a mente muito ativa

O excesso de pensamentos antes de dormir, impedindo a pessoa de relaxar, pode estar associado ao transtorno de ansiedade, ainda que a pessoa não tenha se dado conta disso. Muitas vezes, falar, durante o dia, sobre essas questões, pode ajudar a relaxar a mente.

Alimentar-se mal antes de dormir

Dormir sem ter se alimentado ou consumir alimentos pesados pouco tempo antes do horário de deitar tendem a atrapalhar o sono.

Consumir estimulantes de noite

Cafeína e energéticos devem ser tomados até o começo da tarde, a fim de que no momento do dormir, já tenham passado seus efeitos.

Apresentar outras condições médicas

Depressão, apneia do sono ou Mal de Alzheimer são condições incontroláveis, que podem causar noites mal dormidas.

Dicas para dormir melhor

Já, algumas ideias, para ajudar nesse problema, são as seguintes.

Construir hábitos

Tentar inserir o hábito de ir, sempre, deitar-se e levantar-se nos mesmos horários ajuda a regularizar o organismo. Além disso, alguns costumes, como o de ficar no celular, devem ser evitados, pois a luz do aparelho atrapalha na produção de melatonina, conhecido como o hormônio do sono.

Cuidar-se física e mentalmente

Geralmente são questões físicas e emocionais que atrapalham o organismo a descansar. Atividades físicas realizadas durante o dia ajudam na produção de serotonina, neurotransmissor que alivia a ansiedade. Além disso, se houver problemas emocionais, eles precisam ser tratados, a fim de devolver a qualidade de vida à pessoa.

Realizar técnicas caseiras

Chás calmantes, como o de camomila, ajudam a relaxar. Técnicas respiratórias, como a 4-7-8, também podem dar uma mão nesse sentido. O exercício consiste em inspirar pelo nariz por 4 segundos, segurar o ar por 7 e soltar o ar pela boca, contando até 8.

Procurar ajuda com especialista

Casos mais graves podem precisar de ajuda especializada. Um neurologista pode diagnosticar, por meio de exames, como a polissonografia, se o indivíduo apresenta algum distúrbio mais sério. Já um psicólogo auxilia na questão emocional, que também costuma ser a causadora de diversas dificuldades para dormir.

Não deixe que a insônia atrapalhe sua qualidade de vida. Se essas dicas não surtirem efeito, procure um profissional que possa lhe orientar melhor.

Curta e compartilhe este texto, para que mais pessoas tenham acesso a informações importantes de saúde mental.