Vencer a Compulsão Alimentar exige paciência e compromisso. Mas há um caminho.
Se você está lutando para superar a compulsão alimentar, já deve ter percebido que sua tarefa não é fácil. Afinal, o foco de seu problema é um item necessário à sobrevivência — diferente do que ocorre em outros vícios, como fumar ou jogar. Inclusive, é possível que você tenha demorado a admitir que sua relação com a comida é disfuncional.
Todos exageram vez ou outra. Assaltar a geladeira à noite é um hábito comum. Quem nunca escondeu doces para comer sozinho? É verdade, esses comportamentos são inofensivos. Quando ocorrem esporadicamente. O primeiro desafio, portanto, consiste em perceber que a exceção virou a regra. Reconhecer que o controle foi perdido.
Após essa fase de aceitação, surge o principal dilema: como parar de comer em excesso? Não por um dia ou um mês, mas definitivamente? Acabar com a compulsão alimentar exige paciência e compromisso — além de boas doses de resiliência.
Como combater a Compulsão Alimentar:
- Fuja de dietas muito restritivas;
- Planeje suas refeições;
- Elimine tentações;
- Coma várias vezes ao dia;
- Não tenha pressa;
- Identifique seus gatilhos emocionais;
- Descubra quais circunstâncias geram a compulsão alimentar;
- Mantenha-se hidratado;
- Invista na qualidade do seu sono;
- Conte com a ajuda de um terapeuta;
- Troque experiências.
E lembre-se, você não está sozinho(a)!
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman