Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com pensamentos suicida. A depressão é uma doença psiquiátrica extremamente séria, o risco de suicídio não pode ser negligenciado, e seu tratamento é muitíssimo importante!!

É muito difícil compreender porque uma pessoa decide cometer suicídio. Existem pessoas que se entregam a depressão e demonstram emoções que revelam dor e sofrimento, muitas vezes fáceis de discernir se estão ou não tendo pensamentos suicida, entretanto, outras pessoas com esses mesmos pensamentos, continuam trabalhando, não se isolam, seguem desmotivadas, mas não acendem nenhuma luz de alerta, até porque, no mundo de hoje, quem não é um pouco estressada(o)? Ou irritada(o)? Triste com muitas situações? Aí está o problema! Saber identificar, para conseguir ajudar. É importante lembrar que toda morte por suicídio é uma morte que pode sim, ser evitada.

É necessário buscar entender o sofrimento da pessoa, nem todas as pessoas conseguem se abrir e expressar seus sentimentos. Cabe a nós profissionais de saúde ou mesmo um amigo, um familiar, acolher a pessoa nesse momento de intensa angústia, com uma escuta sem julgamentos, aliviando sua dor e orientando uma construção de uma rede de apoio eficaz e especializada.

 

LEMBRE-SE!! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA(O)!! CONTE SEMPRE COMIGO!!