O Transtorno de Personalidade Narcisista, é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia. Por trás dessa máscara de extrema confiança, no entanto, está uma frágil autoestima, vulnerável à menor crítica. Estimativas apontam que o distúrbio acomete de 2% a 6% da população e é mais comum em homens.

Na mitologia grega, o belo e excessivamente vaidoso Narciso, se apaixona por si mesmo ao ver seu reflexo em uma fonte de água cristalina. Sem conseguir tirar os olhos da própria imagem, ele definha e morre por acreditar não ter seu amor correspondido. 

A superestimação e autoestima frágil, são as características mais latentes nas pessoas com TPN: 

– SUPERESTIMAÇÃO

Pessoas com TPN superestimam suas habilidades e exageram suas realizações. Elas acreditam que são superiores, originais ou especiais. Essa superestimação de seu próprio valor e realizações muitas vezes implica na subestimação do valor e das realizações dos outros.

– AUTOESTIMA FRÁGIL

Como pessoas com TPN precisam ser admiradas, sua autoestima depende da consideração positiva dos outros e geralmente é muito frágil.