De fato, o Transtorno Dissociativo é um transtorno mental muito complexo. Afinal, ele assume uma série de nuances de acordo com cada indivíduo.

Embora os sintomas variarem bastante de pessoa para pessoa, alguns sintomas são comuns:

– Alterações de memória e confusão mental: Esse é o sintoma mais característico do transtorno de personalidade dissociativa. É comum que a pessoa com a condição se esqueça daquilo que aconteceu em um tempo prévio, isso se chama amnésia dissociativa. Em casos mais sérios, a pessoa não mais reconhece o local em que se encontra, nem quem ela é (esses sintomas chamam-se, respectivamente, desrealização e despersonalização).

– Problemas relacionados aos movimentos: O TDI manifesta em alguns casos a diminuição da velocidade dos movimentos (chamado tecnicamente de bradicinesia).
Aliás, em casos mais graves, o indivíduo fica em estado catatônico, ou seja, ele fica totalmente sem movimentos, sendo por muitas vezes preciso passar uma sonda para realizar a alimentação do paciente. Também é possível que o paciente com esse transtorno, tenha crises semelhantes a convulsões e sensação de queda na sensibilidade nas seguintes regiões do corpo: boca, língua, membros superiores e membros inferiores.

– Múltiplas personalidades: Essa condição, é o tipo de transtorno dissociativo chamado de: transtorno dissociativo de identidade. Por muito tempo, acreditou-se que essa condição era fruto de questões espirituais. No entanto, com o avanço da ciência, descobriu-se que se trata de um conjunto de alterações neuro cerebrais que culminam gerando uma série de alterações na forma como uma pessoa se comporta.