A dica de filme desse mês é um clássico!
No filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, identifica-se no personagem principal, Willy Wonka, o Transtorno da Personalidade Esquizotípica.
Em relação à vivência familiar, verifica-se a importância do padrão relacional paterno na construção da personalidade esquizotípica do personagem.
Seu comportamento excêntrico, vive trazendo problemas à sua vida pessoal. Vai trabalhar invariavelmente, vestindo roupas que chamam a atenção de todos. Na verdade, ele está mais para um mestre-de-cerimônias de circo, do que propriamente para um diretor de empresa. Mas também, convenhamos, cartola preta e fraque púrpura, são um pouco exuberantes demais.
Você conhece alguém que parece paranoico, se expressa de modo estranho e se veste de maneira excêntrica?
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman