As festas de fim de ano geralmente são, para todos, uma época de diversão e celebração, mas para muitas pessoas é comum acontecer justamente o contrário.
A ansiedade e a depressão podem atingir inúmeras pessoas nos meses de novembro e dezembro, quando se comemora o Natal e Ano Novo, provocando uma sensação de solidão e vazio, mesmo que estejam rodeados de amigos e familiares.
Mas porque nos sentimos deprimidos no Natal e Ano Novo? A exibição constante e midiática de momentos felizes, pode servir como um lembrete doloroso da felicidade e de amor que está faltando em nossas vidas, as pessoas podem começar a questionar a qualidade de seus próprios relacionamentos e a realidade em que vivem. Por esta razão, o mês de dezembro acaba se tornando uma época particularmente difícil para aqueles que lidam com conflitos familiares, perda, rompimento, divórcio, solidão e alguns problemas de saúde mental ou emocional.
Como lidar com a depressão nas festas de fim de ano?
* Inicie uma nova tradição de final de ano;
* Planeje uma viagem em família ou com amigos ao invés de passar o feriado sozinho em casa;
* Não se sinta obrigado a nada! Caso algum evento ou situação esteja te fazendo mal, você tem todo o direito de ir embora;
* Voluntariado: organize uma ação onde você distribua presentes às crianças carentes ou alimentos para ceia em comunidades pobres, a solidariedade é capaz de efeitos muito positivos tanto para quem faz quanto para quem recebe!
* Entrar em contato com a natureza. Uma caminhada no parque ou na praia pode ser uma experiência positiva, capaz de aliviar a mente e gerar sensações de bem-estar.
Ah, e uma última dica muito importante! Ao medir os aspectos positivos e negativos de nossas vidas, devemos alimentar o otimismo e a esperança, de modo a acreditar e ter como meta fazer com que o ano que está por vir seja melhor e mais feliz!
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman