Quando uma pessoa segue o seu percurso de vida, presa a aprendizagens e experiências que impedem um desenvolvimento de vida saudável, podemos dizer que foram criados obstáculos/bloqueios mentais, que estão sabotando o seu progresso ou a sua qualidade de vida.
Essas barreiras, que uma pessoa não tem consciência que possui, vão executando um processo de autossabotagem a alguns dos seus objetivos, afetando negativamente o bem-estar e promovendo a dor emocional, num ciclo que se retroalimenta mais ou menos desta maneira: “não faço porque fujo da dor, mas ao fugir da dor depois sinto-me mal e por sentir-me mal, volto a não fazer e tudo volta a se repetir”, como num ciclo vicioso.
O recomendável é que você perceba e explore o que te deixa incomodado em diversas situações. Faça isso e vá listando-as de maneira a identificar qual o tipo de emoção que você desencadeia, se existem fatores ambientais que reforçam essas emoções e quaisquer outras peculiaridades.
Por isso, estudos psicanalíticos falam que você precisa deixar o ambiente, seja ele mental ou físico, que te impõe essas inibições, por locais mais saudáveis a você mesmo. No entanto, fisicamente falando, nem sempre é possível que você se mude, seja de bairro, cidade, estado ou país, devido a condições financeiras, mas quando se trabalha com a mente, às vezes uma pequena mudança no espaço e nas relações, já pode ser muito benéfica.
Afastar-se de pessoas que geram desconfortos para você, evitar consumir conteúdo que te cause desalento (sim, pare um pouco de ver notícias da pandemia e se proteja com as informações que já tem) e interromper quaisquer outras atividades que te levem para esse poço, já são o início para uma mente mais saudável e sem bloqueios.
Feitas todas essas constatações e movimentações, buscando a desconstrução dos travamentos mentais, o passo seguinte, é a atitude de positividade. Quando acreditamos, independente do que os outros nos definam, que somos inteligentes, capazes e dignos, certos grupos de neurônios se ativam e agem gerando uma “fé” poderosa em nós mesmos.
PRATIQUE A POSITIVIDADE!!!
Sobre o autor: Maricléia dos Santos Roman
Maricléia dos Santos Roman, Psicóloga graduada pela UPF/RS, Especialista em Saúde da Família, Juridica pela Unochapecó/ SC, Palestrante, Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC, como Professional and Self Coaching, certificada nacionalmente pelo IBC e internacionalmente pelo European Coaching Association, Meta fórum internacional Global Coaching Comunity e Internacional of Coaching, analista Comportamental Certificada pelo IBC, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Sabbi/RS.
Artigos de Maricléia dos Santos Roman